Ninguém é perfeito

A frase batida de hoje é a seguinte: ninguém é perfeito. Todo mundo cita ela, todo mundo se justifica com ela, todo mundo lamenta com ela. Mas... perfeição? Qual o conceito de perfeição? E se existe um conceito pronto, quem o criou? E, principalmente, por que ninguém é perfeito?

Na verdade, é humanamente impossível ser perfeito. Tecnicamente impossível mesmo. Tentar ser perfeito é como tentar, ao mesmo tempo, desenhar um círculo com a mão esquerda e um quadrado com a mão direita. Não dá, pronto e cabou. E por quê?

Simples. Digamos que um rapaz tenha algumas qualidades, do tipo ser um rapaz aventureiro, criativo, cheio de idéias, que gosta de aproveitar cada gota da vida vivendo de acordo com seus próprios ideais, sem se deixar levar pelos padrões estabelecidos pela sociedade. Provavelmente também seria desleixado com as coisas, desligado, um pouco irresponsável, seria aproveitador, desorganizado, egoísta, um namorado infiel, etc. Seria rejeitado, porque as mulheres querem alguém pra casar.

Um outro rapaz, poderia ser cheio de qualidades também. Responsável, honesto, organizado, fiel, sério. Porém, tenderia a ser excessivamente metódico e cauteloso, caseiro demais, engomadinho, sem senso de humor, apático pra vida. Esse também seria rejeitado, porque mulher gosta é de homem cafajeste.

O que a sociedade chama de qualidade está sempre entrando em conflito com o que a mesma sociedade chama de defeito. Há uma incompatibilidade. Ninguém consegue aproveitar a vida e ser responsável, ao mesmo tempo. Ninguém consegue ser criativo e sério. Ninguém consegue ser aventureiro e fiel. É biologica, social e matematicamente impossível ser perfeito. Ponto. E aí as mulheres se tornam cronicamente insatisfeitas e por isso fica tão dificil tentar entendê-las.

E agora? O que fazer? Vai todo mundo morrer imperfeito e pronto? Não.

Não, porque o conceito de perfeição é trabalhado durante a vida toda de acordo com a cabeça dura e fechada da gloriosa sociedade. Ser perfeito não é, nem de longe, seguir prontamente as regras prontas de um livrinho doutrinadamente pronto e inalteravelmente pronto. E eu nem tô falando da bíblia.

Então o que é ser perfeito? E que livro é esse? Aí só no próximo texto, afinal, ninguém é perfeito.

4 Comments:

Daniela said...

Eu achei que os homens já tinham desistido de entender as mulheres. Acho que até EU desisti. :P
O mundo seria um pouco monótono se as pessoas fossem perfeitas e agissem da maneira que esperamos.
Se bem que eu gosto de monotonia, então não é uma ideia de todo ruim. ;)

Unknown said...

e eu? :S

leow41 said...

se pra alcançar a perfeição é preciso alcançar o precipício, vamos viver imperfeitos, sem simetria, sem ser moldados pelos outros, mas sempre tentar atingir aquela perfeição julgada por você, SOMENTE por você.

Anônimo said...

Concordo, em muita coisa.
Mas é melhor ser perfeito para você ou ser perfeito para alguém?

Postar um comentário