Limão e gelo?

A velha história: a vida é feita de escolhas. Isso com certeza tá mais batido que vitamina de banana. Mas, se você parar pra pensar na complexidade desse fato, você fica louco.


Normalmente quem lê ou escuta essa frase mais superficialmente interpreta essas escolhas de um modo mais geral. O vestibular que você vai fazer, a carreira que vai seguir, ir ou não à festa do Zé, e outros acontecimentos mais "marcantes". Só que, puta que o pariu, essas escolhas estão ocorrendo a todo segundo e determinando todo o resto da nossa vida.


É mais ou menos assim: você está com sede, mas vai esperar acabar o texto pra ir tomar água. Talvez se você fosse tomar água agora, encontraria uma lagartixa no seu copo e, com o susto, bateria a cabeça na pia. Seria levado ao hospital, onde conheceria a enfermeira, que por sinal é amiga do Zé e também está indo à festa, marcariam de ir juntos e se casariam depois. Se de fato esperar, a lagartixa já terá ido embora e adeus enfermeira.


Digamos que a cada minuto nós tenhamos que escolher entre duas opções banais. Por exemplo, no primeiro minuto escolhemos o suco de umbu em vez do de acerola. No segundo minuto escolhemos com leite, em vez de com água, e por aí vai. Levando em conta que cada decisão leva a consequências próprias, no décimo minuto nossa vida poderia ter seguido de 1024 maneiras diferentes, pensando exponencialmente. Como ficar tranquilo com isso? Como saber pra onde a gente tá indo depois de cada decisão?


O mais desesperador é que, vez ou outra, entramos no glorioso piloto automático. Aqueles momentos em que você vai vivendo tipo uma formiguinha operária caminhando em prol da sociedade, sem pensar no que tá fazendo. Aí é que é foda mesmo. Depois de meia hora você "acorda" e aí já era, as decisões foram tomadas e sua vida poderia ter seguido de 1073741824 maneiras diferentes! Se você acha exagero uma decisão por minuto, que seja! Trabalhe com a idéia de uma decisão por dia, é desesperador do mesmo jeito.


A vida é feita, sim, de mais escolhas do que você pode imaginar. E, em uma vida, quantas vidas poderíamos ter vivido? Faça as contas e enlouqueça.

4 Comments:

Paloma Saraiva said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paloma Saraiva said...

Mas o que as cerejas tem a ver com isso? Já sei, o fato de que eu não vou querer suco nem de umbu e nem de acerola, mas o de cereja? Ah, nem venha me dizer que isso são acerolas, não são mesmo. São cerejas, o cabinho não me deixa mentir.

E a propósito, por que não dá pra saber a data em que você postou?

:***

Anônimo said...

eu enxergo acerolas... sou louca? mas enfim, gostei pracaralho!

Anônimo said...

Pior para quem não tem escolhas!
Pq sempre há

Postar um comentário